
A propósito da liberalização do mercado postal e dos prejuízos que ela nos irá trazer recomendo que assinem a petição que está a correr por toda a União Europeia em:
http://www.sosposte.eu/index.php?p=0&l=15.
Uma das grandes desvantagens da liberalização dos corrieos é o facto de num mercado exclusivamente privado não haverem empresas que assegurem o serviço público que hoje em dia é assegurado em Portugal pelos CTT. Assim, as empresas cujo objectivo é o lucro passaríam a cobrar uma sobretaxa para fazer chegar o correio às zonas menos comerciais, ou seja, todo o país menos as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. O utente do serviço postal passaría a pagar 2 vezes pelo mesmo serviço, o que não é nada justo.

Outra das implicações da liberalização e da privatização dos Correios é a consequente redução de postos de trabalho, algo que tem vindo a acontecer por toda a Europa e que chegará a Portugal se nós não fizermos nada para o impedir. Se hoje em dia temos já quase 10% de desempregados no nosso país a situação ficará inevitávelmente pior se reduzirem trabalhadores numa empresa que é uma das maiores entidades empregadoras do país.

Mais uma vez, o URINÓRIO associa-se a uma luta que é justa por todos os motivos mas sobretudo porque tenta travar o fim dos serviços públicos que são para todos em prol dos serviços privados que são só para alguns. Para mais informações sobre este assunto podem visitar a página do
SNTCT-Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações ou a página da
UNI-Union Network International onde decorre a petição.
TODOS JUNTOS PELA DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS!